Estreia: cARTAUDgrafia 1

Estreia: 22 de maio de 2015 – 21h
22 a 31 de maio de 2015 – sexta e sábado às 21h, domingo às 20h.
Espaço Cênico O LUGAR na Rua Augusta, 325 – São Paulo – SP
R$ 20 e R$ 10 (meia) – 60 min. – 60 lugares

Próximas temporadas:
04 a 27/09 – VIGA Espaço Cênico, São Paulo, SP
30 a 13/12 – VIGA Espaço Cênico, São Paulo, SP

cARTAUDgrafia 1: Uma Correspondência é a primeira parte de uma trilogia teatro-coreográfica da Taanteatro Companhia sobre a vida e obra do poeta, ator e diretor francês Antonin Artaud (1896 a 1948); ícone da poesia surrealista e idealizador do Teatro da Crueldade.

Sob direção de Wolfgang Pannek e com direção coreográfica de Maura Baiocchi, o espetáculo composto por três atos tem como ponto de partida Correspondência com Jacques Rivière, uma troca epistolar entre Antonin Artaud e o então diretor da Nouvelle Revue Française, publicada pela primeira vez em 1924.

Inédita no Brasil, a correspondência problematiza a inspiração, os obstáculos e a formalização do ato criador. Artaud defende aqui, sua “existência literária” através de uma produção poética arrancada do Nada apesar dos estados de “erosão mental” que sentia. Segundo Deleuze, a melhor exemplificação da gênese do pensamento, o texto marca o ingresso de Artaud na grande vida literária parisiense da época, levando André Breton a convidá-lo a participar do movimento surrealista.

Outros momentos evocados pelo espetáculo são a infância vivida no seio de uma abastada família de armadores de origem franco-turquesa situada em Marselhas; os tratamentos eletro-terapêuticos aos quais o jovem Artaud foi submetido por sofrer de meningite; a crítica artaudiana das instituições da família, do Estado e do racionalismo ocidental; seu panteão de “poetas malditos” – habitado por Baudelaire, Nerval, Nietzsche, Lautréamont, Rimbaud, Poe, Jarry – considerados por Artaud como os “campos de batalha” da cisão entre corpo e espírito, questão que assola a humanidade “desde as suas origens”.

No segundo semeste de 2015 a trilogia será completada por duas outras encenações: cARTAUDgrafia 2 – México e cARTAUDgrafia 3 – O Momo. O conjunto dessas encenações investiga três campos interligados da obra artaudiana – o espírito, a cultura e a linguagem – que abordam em seu conjunto a crise da representação na civilização ocidental. Em sua totalidade cARTAUDgrafia será apresentada no segundo semestre no Espaço Cênico Viga em São Paulo.

EQUIPE
Ideia, traduções, dramaturgia e direção | Wolfgang Pannek
Direção coreográfica | Maura Baiocchi
Assistente de coreografia | Alda Maria Abreu
Composição musical| Gustavo Lemos
Video | Paula Alves
Iluminação| Eduardo Alves
Cenografia| Roque Onofre Fraticelli e Candelaria Silvestro
Elenco | Maura Baiocchi, Isa Gouvea, Ana Beatriz Almeida, Alda Maria Abreu, Ariana Andreoli, Patrícia Pina Cruz, Monica Cristina, Marcelino Bessa, Fábio Pimenta, Henrique Lukas, Paula Alves
Desenho gráfico | Hiro Okita
Assessoria de imprensa | Celia Musilli
Produção| Wolfgang Pannek, Alda Maria Abreu

Programa Municipal de Fomento à Dança para São Paulo – 16a edição