1o FESTIVAL INTERNACIONAL DE ECOPERFORMANCE – Inscrições abertas

Inscrições abertas:
1o FESTIVAL INTERNACIONAL DE ECOPERFORMANCE

Em 2021, a Taanteatro Companhia (São Paulo/Brasil) comemorá três décadas de existência, pesquisa e criação no campo das artes performativas. Em cooperação com o Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa em Artes do Instituto de Artes da UNESP São Paulo, a companhia organiza o “1o FESTIVAL INTERNACIONAL DE ECOPERFORMANCE em formato on-line, integrando o projeto comemorativo “Taanteatro 30 Anos”.

Face aos desafios climático-políticos da atualidade, esse festival internacional, previsto para ocorrer entre o final de fevereiro e meados de março de 2020, de 2020, exibirá obras performativas para video ou filme realizadas em paisagens naturais, urbanas ou virtuais que investigam, questionam e/ou afirmam as formas de copresença e composição entre o corpo e o meio ambiente. O projeto é aberto a artistas de todas as áreas (danca, teatro, performance, música, artes plásticas, cinema, etc.)

A curadoria do festival selecionará 12 videos que serão exibidos ao longo de dois dias. Cada bloco de exibição – seis videos/dia – contará com um encontro virtual final entre os artistas e aberto ao público (incl. perguntas via chat).

Após o términos do festival, a programação integral será disponibilizada num website dedicado ao projeto.

Critérios de seleção:
O video  precisa ter vínculo estético com o conceito da ‘ecoperformance’ (ver texto abaixo) e ter duração entre 5 a 20 minutos.

Formato: MP4 ou .mov. -  Envio via link

Caso um video seja selecionado, a/o artista deve
a) enviar uma declaração de cessão dos direitos audio-visuais para fins de exibicão do video no festival e no website do festival.
b) enviar um video-depoimento introduzitório à obra performativa (max. 3 minutos).

Seleção:
A curadoria do festival é soberana. Levará em consideração a pertinência conceitual e temática bem como a qualidade artística da obra.

Obs: a apresentação das obras selecionadas não é remunerada.

Prazo para o envio do link do video:  20/12/2020

Contato: contato@taanteatro.com

ECOPERFORMANCE
(extrato traduzido do livro “Choreographic Theater of Tensions”, 2020)

Como conceito das artes performativas, o termo ‘ecoperformance’ foi cunhado entre 2009 e 2010, como parte da inauguração de um novo ciclo de trabalhos de Taanteatro relacionados à investigação performativa das tensões entre corpo, ancestralidade e meio ambiente.

Ecoperformance entende o ambiente e o corpo como dimensões inseparáveis da criação performativa. Em uma ecoperformance, o ambiente constitui um jogo vivo e interativo de presenças e forças. O artista não é o agente central, mas um dos componentes da performance.

Ao mesmo tempo que uma ecoperformance experimenta as interações ambientais como um evento performativo, ela se configura como um processo ambiental.
A ecoperformance pode ocorrer em qualquer paisagem natural, urbana our virtual, e pode, entre outras possibilidades, homenagear ou reafirmar as interconexões ser humano-meio ambiente. Pode servir para aumentar a consciência sobre os impactos ambientais nocivos das ações humanas e, eventualmente, se tornar um veículo de denúncia política. (…)

Veja CERRADO ANCESTRAL, ecoperformance de Maura Baiocchi.

www.taaanteatro.com