OCUPAÇÃO ARTAUD

Taanteatro Companhia na Aliança Francesa
23 a 28 de agosto de 2016
Rua General Jardim, 182 – Tel.: (11) 3017-5699

A Taanteatro Companhia, fundada pela coreógrafa Maura Baiocchi em 1991 em São Paulo, comemora com Taanteatro 25 Anos – [dez]contaminações uma trajetória marcada por transbordamento criativo no campo das artes performáticas brasileiras. Contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, o projeto inclui a realização de espetáculos, programas de formação artística, palestras e lançamentos de livros.

Em homenagem ao 120º aniversário do poeta francês Antonin Artaud, a Ocupação Artaud marca o início das comemorações no Teatro da Aliança Francesa em São Paulo.


Programação:

  • A Face Humana – performance do Núcleo Taanteatro de Formação, Pesquisa e Criação 2016 (NuTAAN 2016), sob coordenação de Wolfgang Pannek. (23/08 – 20h30)
  • Artaud: sopro e vibração – palestra do filósofo e professor da PUC São Paulo Peter Pál Pelbart. (25/08 – 20h30)
  • Taanteatro: [Des]Construção e Esquizopresença – lançamento do livro organizado por Wolfgang Pannek e Maura Baiocchi. (25/08 – 21h30)
  • Artaud, Le Momo – estreia nacional do solo teatrocoreográfico de Maura Baiocchi. (26 a 28/08. Sexta-feira e sábado – 20h30, domingo – 19h)

ANTONIN ARTAUD

Poeta, teórico teatral, diretor, ator, ensaísta e desenhista francês. Nasceu em 4 de setembro de 1896 em Marselha, faleceu em 4 de março de 1948 em Ivry- sur-Seine. Seu nome de batismo é Antoine Marie Joseph Paul Artaud. Da infância à idade adulta, em decorrência de graves problemas de saúde (meningite e sífilis hereditária), foi tratado com medicamentos controlados e terapias diversas, entre as quais o eletrochoque. A obra de Artaud, anárquica e influenciada pelo surrealismo francês, explora os limites da linguagem e visa a superação da cisão entre natureza e cultura. Esta cisão, segundo o poeta, caracteriza a decadência do Ocidente. O pensamento de Artaud exerce influência na filosofia e nas linguagens artísticas em geral, com destaque para poesia, teatro, dança, performance e artes plásticas.

No campo das artes cênicas, Artaud é conhecido principalmente por sua concepção do teatro da crueldade, e pelo conceito do corpo sem órgãos. Artaud preconiza um teatro sensorial de inspiração metafísica que busca a reconciliação do ser humano com o cosmos e a desinstitucionalização e desestandardização do corpo. Essa concepção do ‘corpo sem órgãos’ foi reelaborada pelo filósofo francês Gilles Deleuze em sua obra Mil Platôs. Entre as obras mais difundidas de Artaud estão O Teatro e seu Duplo, Viagem ao País dos Tarahumaras, Van Gogh: o suicidado da sociedade e Para dar um fim no juízo de deus.

 http://www.aliancafrancesa.com.br/novidades/poeta-frances-antonin-artaud-tera-especial-no-teatro-alianca-francesa/