MAURA BAIOCCHI NA ROMÊNIA

PRESENÇA [ECO]PERFORMATIVA

O Plastic Art Performance Collective convida você este mês para uma série de eventos ecoperformativos, em conjunto com a equipe do projeto de dança ECO MOVEMENTS.

A semana de 19 a 24 de outubro será dedicada a conferências e workshops através dos quais o público de Bucareste terá a oportunidade única de entrar em contacto direto e trabalhar ao lado de um dos fundadores do movimento artístico internacional de ecoperformance.

Coreógrafa, encenadora, bailarina, atriz e performer, com 30 anos de carreira, a conceituada artista internacional Maura Baiocchi chega pela primeira vez a Bucareste, a convite do primeiro grupo que promove e desenvolve a metodologia ecoperformance no ambiente artístico de o país. Diretor e fundador da Companhia Taanteatro do Brasil e criador da fórmula de trabalho do “teatro coreográfico das tensões”, diretor-fundador do Festival Internacional de Cinema Ecoperformance, autor de mais de 80 coreografias, peças, performances e coautor de inúmeros títulos , incluindo o primeiro livro sobre dança butô em português, Maura Baiocchi trará sua experiência de trabalho para a cena romena:

No dia 21 de outubro, às 17h, no Modul Cărturești (Str. Academiei 18-20) – será palco da conferência “Performative (eco)Presence”. O evento será acompanhado pela estreia da videoperformance “Eco Movements” (Gabriel Durlan, Alina Tofan), um projeto de dança que explora as ligações interespécies através do movimento como modelo de resiliência climática. O evento gratuito é aberto ao público em geral.

Durante a residência em Bucareste, outra série de ações é dedicada aos profissionais da área: oficinas de movimento em vários espaços da cidade para performers, coreógrafos, bailarinos, artistas visuais; bem como uma conferência dedicada aos alunos da UNArte – através dela, o Eco Movements apoia o desenvolvimento de novas competências e práticas para jovens em início de caminho na área das artes performativas, que entrarão em contacto direto com o método e a visão de ecodesempenho.

Principais parceiros e anfitriões: Bibliotecas Cărtureşti, Universidade de Artes de Bucareste.

O Coletivo Performance de Arte Plástica é um grupo artístico formado no âmbito da Associação Cultural de Macaia, que chama a atenção para o lixo coletivo e temas como: crise ambiental, poluição plástica, poluição industrial, mudanças climáticas, desmatamento ilegal – temas abordados através das artes.

O projeto é cofinanciado pela Administração do Fundo Cultural Nacional AFCN.