APOKÁLYPSIS

APOKÁLYPSIS
projeto teatro-coreográfico e cinematográfico da Taanteatro Companhia

Filme no Vimeo

APOKÁLYPSIS
projeto teatro-coreográfico e cinematográfico da Taanteatro Companhia

Direção: Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek.
Teatro-coreografia e voz off: Maura Baiocchi
Textos, camera e edição: Wolfgang Pannek
Performers: Mabalane Jorge Ndlozy, Candelaria Silvestro, Mônica Cristina Bernardes

Video

APOKÁLYPSIS
é composto por 3 partes:

1
Hamlet em Necropolis
29 min. Brasil, 2021.
Performer: Jorge Ndlozy
Câmera: Wolfgang Pannek

2
Ophelia de Ansenuza
32 min. Brasil, 2021.
Performer: Candelaria Silvestro
Câmera: Micaias Crespin

3
Ophelia [Te]ctônica
35 min. Brasil, 2021.
Performer: Mônica Cristina Bernardes
Câmera: Wolfgang Pannek

+ info:

‘Hamlet em Necropolis’ é a primeira parte de APOKÁLYPSIS, projeto teatro-coreográfico e cinematográfico da Taanteatro Companhia. Uma meditação sobre a morte em face à pandemia da Covid-19 e um protesto poético contra uma desastrosa política governamental de saúde. A filmagem foi realizada em São Paulo, no cemitério Vila Formosa, a maior necrópole do América do Sul, e num imenso barranco de terra e barro, resultado do desmatamento e aterramento de um morro na Mata Atlântica em São Lourenço da Serra/SP.

‘Ophelia de Ansenuza’ é a segunda parte de APOKÁLYPSIS, projeto teatro-coreográfico e cinematográfico da Taanteatro Companhia. Evoca a singularidade, beleza e delicadeza de um ecossistema sul-americano sob perigo de destruição, a Lagoa Mar Chiquita (ou Mar de Ansenuza) no interior da província de Córdoba, na Argentina, uma das maiores lagoas mundiais de água salgada e habitat dos flamingos, em risco de extinção.

‘Ophelia (Te)ctônica’ é a terceira parte de APOKÁLYPSIS, projeto teatro-coreográfico e cinematográfico da Taanteatro Companhia. O filme aborda a exploração dos recursos fósseis localizados nas profundezas da Terra, planeta reduzido a recurso por uma ideologia capitalista do progresso tecno-científico. As filmagens foram realizadas em uma pedreira de granito, em Itapecerica da Serra/SP.

APOKÁLYPSIS é a contrapartida cultural da Taanteatro Companhia para o edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc – Eixo Premiação por Histórico em Dança (48/2020).