cARTAUDgrafia

“Projeção do verdadeiro corpo” – desenho de A. Artaud (1946)

O projeto cARTAUDgrafia investigará o dinamismo das forças que constituem o território poético da vida-obra de Antonin Artaud (1896 a 1948), ícone da poesia surrealista e idealizador do Teatro da Crueldade.

A encenação integra o projeto TRANS contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – 16a Edição.

Período de realização: 11/2014 a 11/2015

PROCESSO
A investigação coreográfica se debruçará sobre três campos críticos e interligados da obra literária artaudiana:

1. A Crise espiritual – abordada a partir da obra Correspondência com Jaques Rivière
2. A Crise das linguagens – abordada a partir da obra Artaud: o Momo
3. A Crise da cultura ocidental – abordada a partir da obra Viagem ao país dos Tarahumaras

Esses campos serão explorados ao longo de três fases de trabalho, cada uma norteada por uma indagação específica e provocativa, derivadas da obra de Artaud:

1. Como enlouquecer o dançarino?
2. Como construir uma Coreografia sem Órgãos?
3. Como encenar uma cARTAUDgrafia?

Em termos metodológicos essas três indagações referem-se

1) à preparação do dançarino 2) ao modo de criação do acontecimento cênico e 3) à forma de apresentação do mesmo.

Em cada fase de trabalho – com sua respectiva temática e foco de pesquisa – será criada e apresentada um mapa coreográfico. Com a conclusão da terceira e última fase, o processo culminará na síntese dos três mapas, ganhando forma final na encenação de cARTAUDgrafia.

A primeira indagação – Como enlouquecer o dançarino? – faz referência a Enlouquecer o ator, escrito por Antonin Artaud pouco antes de sua morte em 1948. Nesse texto Artaud retoma o Teatro da Crueldade e evoca o teatro como lugar ”onde se pode compreender a anatomia humana pela qual a vida pode ser curada e regida”. Essa cura demanda, segundo Artaud, uma transformação e renovação do corpo por meio de um método de traumatização que lhe devolve seu fogo indomado.

Dentro da metodologia do taanteatro essa renovação criativa do corpo se realizará em três etapas:

• estabelecer uma percepção ampliada do corpo: o estado pentamuscular ou ecorporalidade.
• gerar uma presença cênica diferenciada: a esquizopresença.
• possibilitar um modo de produção coreográfica sempre atualizado: o eterno originar da dança.

A realização do conjunto dessas etapas visa a compreensão e o manejo do corpo como fenômeno energético voltado à autêntica liberdade de criação para além de estilos pré-estabelecidos ou consagrados de dança.

1ª fase – O processo cArtaudgráfico parte da Correspondência com Jaques Rivière onde Artaud problematiza a origem do ato criativo. Referente ao mapa da crise espiritual, essa fase explorará o problema da liberdade da criação em conexão com a necessidade da transformação do corpo do dançarino.

2ª fase – Parte do texto Artaud, o Momo e corresponde ao mapa da crise das linguagens a partir da indagação como construir uma coreografia sem órgãos? Problematiza a possibilidade da manutenção da liberdade expressiva do corpo apesar das exigências do rigor organizacional de uma linguagem coreográfica.

3ª fase – Em diálogo com a Viagem ao País dos Tarahumas e referente ao mapa da crise da cultura ocidental, aborda o problema da representação ao questionar-se como encenar uma cARTAUDgrafia?

cARTAUDgrafia será um espetáculo coletivo inédito composto por três mapas coreográficos inspirados em obras selecionadas de Antonin Artaud. Cada mapa tematiza por meio da dança dimensões distintas relativas à superação da representação na cultura ocidental: a criação, a organização e a presentificação do movimento.

Linguagem
O mapeamento dos campos temáticos da vida-obra de Artaud envolverá também uma coreografia das linguagens, levando em consideração que a produção de Artaud envolvia mídias diversas como poesia, teatro, cinema, desenho e rádio. A composição musical do espetáculo partirá de experimentações vocais dos dançarinos com o intuito de criar um repertório de glossolalias a serem digitalizadas e transformadas em uma paisagem eletroacústica veiculada por dispositivos sonoros distintos, distribuídos em pontos diversos do espaço cênico.

EQUIPE
Ideia e direção | Wolfgang Pannek
Direção Coreográfica | Maura Baiocchi
Preparação Corporal | Alda Maria Abreu
Composição musical|Gustavo Lemos
Iluminação| Eduardo Alves
Cenografia| Roque Onofre Fraticelli e Candelaria Silvestro
Elenco | Taanteatro Companhia e dançarinos selecionados do NuTAAN