SEPARATISMO COMO MÉTODO – Inscrições até 10/03

15/03/2022 – das 11 às 13h
SEPARATISMO COMO MÉTODO
Palestra de Ilse Lafer (curadora da galeria da HGB Leipzig) e Marc Rölli (professor de filosofia e vice-reitor da HGB Leipzig)

Palestra em alemão com tradução consecutiva

Inscrições: presencial & online

Sinopse

As estratégias políticas do presente são permeadas por conflitos identitários. Na disputa por populismos mais de direita ou de esquerda, na defesa de uma posição minoritária, na rejeição de discursos dominantes, estruturas coloniais ou patriarcais – as identidades são sempre reivindicadas ou rejeitadas.
Nessa situação, será útil examinar criticamente as estratégias separatistas para compreender seu significado, seu escopo e seus limites. A abordagem feminista diferencial da crítica de arte italiana Carla Lonzi oferece um ponto de partida adequado para isso, na medida em que nela as perspectivas artísticas e políticas se relacionam de forma exemplar.
Essas considerações são aprofundadas no contexto da arte contemporânea e especialmente nos trabalhos recentes de Legacy Russell, Catherine Malabou e Donna Haraway. A palestra termina com algumas reflexões sobre as pessoas “sem classes” e o “gênero desumano”, dois conceitos no Anti-Édipo de Guattari e Deleuze.

PROMOÇÃO: até o dia 15/03, pessoas inscritas no evento terão 40% na aquisição do livro O ANTI-ÉDIPO junto à editora 34. Basta acessar o site da editora, colocar o livro no carrinho e escrever ANTIEDIPO no lugar do cupom.