ARTAUD, LE MÔMO na Funarte SP

ARTAUD, LE MÔMO
Maura Baiocchi & Taanteatro Companhia

10/03 a 02/04/2017 – Sexta e sábado às 19h – Domingo às 18h
Funarte SP – Sala Renée Gumiel – Alameda Nothmann, 1056

Elogiada pela crítica, a Taanteatro Companhia volta da Europa para apresentar Artaud, le Mômo.

Florence de Merèdieu , professora de estética da Sorbonne, biógrafa e estudiosa do poeta e criador do Teatro da Crueldade Antonin Artaud considerou “sensacional” o desempenho de Maura Baiocchi em Artaud, le Mômo apresentado no Théâtre de Nesle em Paris. “Baiocchi ultrapassa amplamente todas as interpretações dadas até agora. Ela é Artaud e além de Artaud. Sem dúvida, é a primeira vez que le Mômo é encarnado dessa forma e por uma mulher”, registrou em seu blog Journal Ethnographique.

Em sua recente e aclamada turnê pela Europa, a “grande riqueza e maturidade impressionante” da Taanteatro Companhia foram testemunhadas não somente pela autora de Eis Antonin Artaud e o público parisiense, mas também no Espaço Antonin Artaud da Chapelle Paraire, último edifício remanescente do antigo manicômio de Rodez, onde o criador do Teatro da Crueldade esteve internado durante os últimos anos da Segunda Guerra Mundial.

Artaud, le Mômo estreou em 2016 no Teatro da Aliança Francesa e foi apreciado em curta temporada no Teatro Sérgio Cardoso. A nova temporada do espetáculo, entre 10 de março e 2 de abril de 2017, na Funarte São Paulo, dará ao público paulista a oportunidade de vivenciar a elaboração meticulosa e abusada do universo alucinatório do poeta surrealista. Inspirado em textos artaudianos selecionados – As novas revelações do ser ; Verdadeira história de Artaud, o Momo ; Supostos e Supliciações; A face humana; O homem árvore, entre outros – o espetáculo demonstra a atualidade da poética artaudiana diante dos conflitos sócio políticos e culturais globais. Em favor da “liberdade autêntica”, confronta os “mantenedores da ordem do lucro” e todas as formas de “escravidão contemporânea” com a luta pela soberania do ser humano.

Maura Baiocchi conta com uma equipe internacional e multidisciplinar: o alemão Wolfgang Pannek, co-diretor da Taanteatro, na dramaturgia, os argentinos Onofre Roque Fraticelli e Candelaria Silvestro na criação das vídeo-animações e os brasileiros Gustavo Lemos na trilha sonora e Eduardo Alves no desenho de luz. A encenação integra o projeto Taanteatro 25 Anos e tem o suporte do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Direção, teatrocoreografia, performance e figurino: Maura Baiocchi
Dramaturgia e cenário: Wolfgang Pannek, Maura Baiocchi
Música: Gustavo Lemos
Direção de edição de som: Maura Baiocchi
Iluminação: Eduardo Alves
Videos: Onofre Roque Fraticelli, Candelária Silvestro, Paula Alves, Bruna de Araujo
Desenho gráfico: Hiro Okita
Produção: Wolfgang Pannek, Mônica Cristina Bernardes