PENSAMENTOS EM PERFORMANCE

 

Ciclo de debates que acompanha as apresentações de ANDROGYNE – sagração do fogo
bate-papo com artistas e pesquisadores convidados sobre as múltiplas temáticas do espetáculo ANDROGYNE.

PROGRAMAÇÃO

15/09 – Vídeo, Performance e Gênero
com Gabriel Bogossian, Paulo Bueno e Alda Maria Abreu

22/09 -  Corpo sem Órgãos, Liberdade e Poder
com Chui Yi Chih e Wolfgang Pannek

29/09 – Androginia e o Sagrado nas Artes
com Rodrigo Reis e Maura Baiocchi

LOCAL: Mundo Pensante – aos domingos – às 20h – após as apresentações.
Rua 13 de maio, 825 – Bela Vista, 01326-010 São Paulo – Informações: 011 98151 0389

ARTISTAS PARTICIPANTES

dia 15/09
GABRIEL BOGOSSIAN – Artista audiovisual, editor e curador de artecom ampla experiência na produção de conteúdo digital para editoras e produtoras de cinema, já participou de empreendimentos multiculturais em distintos países, como Argentina, Itália, Indonésia e Holanda. Fundador da produtora Moisés Maravilha, editor de filmes e videoarte e curador das exposições Welcome Home e Ensaio para a Loucura. Dirigiu o filme As Meninas, selecionado para o festival PopPorn de 2012, e a intervenção Open Library, exibida no Museu de Imagem e Som/SP na 22ª Mostra de Audiovisual Paulista. Realizou a direção de vídeo do espetáculo ANDROGYNE.

PAULO BUENO – Artista audiovisual, editor, diretor de fotografia e motion designer. Fundador da produtora Moisés Maravilha, cursou Programação Visual na Universidade Mackenzie. Ampla experiência na produção de conteúdo em vídeo para internet. Trabalhou como assistente do fotógrafo Gal Oppido. Realizou a direção, fotografia, edição e pós-produção do videoarte CANIDAE (2012), fotografia e edição do clipe Já passou e Solo da Paixão da cantora Cláudia Dorei, e teve sua direção de arte do disco selecionada pela Bienal do Design 2013. Atualmente está na pós produção do seu primeiro documentário, Frestas, com lançamento previsto para novembro de 2013. Diretor de Fotografia e Editor dos vídeos do espetáculo ANDROGYNE.

ALDA MARIA ABREU – Performer/atriz/dançarina e arte-educadora. É integrante da Taanteatro Companhia desde 2010 e ao longo dos últimos 3 anos dedicou sua pesquisa e criação aos processos didático-criativos do teatro coreográfico de tensões. Artista Orientadora do Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de SP e como Professora-Pesquisadora do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da UFBA. Graduada em Artes Cênicas na UNICAMP e Mestre em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Subjetividade da PUC/SP. Idealizadora e solista do espetáculo ANDROGYNE.

dia 22/09

CHIU YI CHIH – Performer, poeta e professor, Fundador do LOZ-2962 STUDIO, em parceria com o artista Irael Luziano. Idealizador de performances e eventos performáticos que dialogam com a literatura maldita Desenvolve pesquisas e obras em torno da Metacorporeidade, realizando seus trabalhos na intersecção híbrida de escultura, performance, poesia, arte sonora e filosofia. Como é o caso da performance Philomundus (Galeria Virgílio, Casa das Rosas e Paço das Artes-USP).

WOLFGANG PANNEK – Diretor, performer, autor, tradutor e produtor. Codiretor da Taanteatro Companhia. Diretor de produção da Mostra 95 Butoh e Teatro Pesquisa, idealizador e diretor de produção de Artaud 100 Anos, coordenador do intercâmbio cultural Matola-Brasil (2005) e organizador da Hans Thies Lehmann Brasil Tour 2010. Atuou como coreógrafo e ator em Os Sertões, sob direção de José Celso Martinez Corrêa. Co-autor dos livros Taanteatro – teatro coreográfico de tensões e Taanteatro – rito de passagem .

dia 29/09

RODRIGO REIS – Psicoterapeuta e músico. Sua formação passa por Filosofia da Diferença (Instituto Sedes Sapientiae) e Musicoterapia (Faculdade Paulista de Artes). Atualmente cursa Regência e integra o projeto Artinclusiva no Instituto de Artes da UNESP. Articulador de Ecosofia, atividades ético-estéticas em forma de cursos, viagens eco-terapêuticas e intervenções urbanas. Estabeleceu parceria com a Taanteatro Companhia em outros projetos, como por exemplo, no II Fórum de Ecoperformance realizado em 2012.

MAURA BAIOCCHI – Encenadora, coreógrafa, performer e atriz. Criadora da abordagem taanteatro (teatro coreográfico de tensões). Diretora-fundadora da Taanteatro Companhia. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo (2006). Autora de Taanteatro Caderno 1 (Editora Transcultura, São Paulo, 1997) e dos livros Butoh Dança Veredas D’Alma (Editora Palas Athena, São Paulo, 1995), Taanteatro: teatro coreográfico de tensões (Azougue Editorial, Rio de Janeiro, 2007) e Taanteatro – rito de passagem (Transcultura, São Paulo, 2011). Diretora do espetáculo ANDROGYNE.