NUTAAN 2008 – First Phase

NÚCLEO TAANTEATRO DE FORMAÇÃO, PESQUISA E CRIAÇÃO 2008 1ª FASE
para dançarinos, atores, performers e músicos com experiência cênica

Ministrantes: Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek

Objetivo: Introdução ao Taanteatro e formação de elenco para nova encenação da Taanteatro Companhia no DF em 2009

Período: 6 de maio a 31 de julho de 2008
Dias e horário: terças e quintas – 18 às 20 horas

Local: CENTRO DE DANÇA DO DF Sala 04
SAN Q.1 Bloco E – Brasília – Fone: 061 3323 1817

Participantes:
Alice Stefania, Alonso Bento, Camila Guerra, Carolina Barreiro,
Clarissa Vargas, Claudia Amorim, Danielle Rocha, Jessica Vasconcellos,
Larissa Ferreira, Luciana Albertin, Luciana Bayeh, Maritissa Benot,
Marcelle Lago, Patrícia Finageiv, Rachel Mendes, Reinaldo Silva, Samuel
A.Ramos, Suzana Lenzi, Tracie Houlihan.

NUTAAN 2008/09
Esssa oficina seletiva de três meses visa introduzir os participantes
nas práticas corporais e conceitos da experiência taanteatro que vem
sendo desenvolvida por Maura Baiocchi e sua companhia desde os anos 80.
Nessa 1ª FASE, ou seja, durante maio, junho e julho de 2008
estaremos selecionando o elenco que participará da encenação de Máquina Zaratustra II (título provisório) , espetáculo coreográfico multimidia planejado
para estrear e cumprir temporada no DF a partir do primeiro semestre de
2009.

Ao longo dos últimos 17 anos a companhia investe na formação
abrangente do dançarino – individual e coletivamente – capacitando-o a
pensar e executar todos os aspectos práticos e teóricos de uma
performance coreográfica ( gesto corporal, gesto vocal, dramaturgia,
elaboração de roteiro, iluminação, cenário, figurino, trilha sonora,
reflexão crítica dos processos e resultados de criação, cooperação com
colegas e artistas de outras linguagens, coreografia e direção).

O taanteatro ou teatro coreográfico de tensões,
difundido através de cursos, oficinas, núcleos de criação e
publicações, desdobra-se em três aspectos interligados: a análise do
corpo e do acontecimento cênico, o treinamento de performers e a
criação teatro-coreográfica. Parte do pressuposto que a qualidade e
eficácia da comunicação estão diretamente ligadas à capacidade de
estabelecer e operar tensões intra (paisagem interna do corpo), inter
(entre corpos de qualquer natureza) e infra-corporais (campo
sócio-político-cultural). Essa concepção está sintetizada na
pentamusculatura ou ecorporalidade (conceitos desenvolvidos no contexto
da pesquisa taanteatro) com vistas a estimular e ampliar o potencial
expressivo.

Limite de vagas: 25
Mensalidade: R$ 50,00 / mês
Inscrições: mediante envio de CV e carta de intenção para oficinas [arroba] taanteatro [ponto] com

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Práticas corporais: mandala de energia corporal;
esforço = capoeira + artes marciais orientais + esporte;
esqueleto-massagem com bastão e mantras indígenas; alongamento-shiatsu.
Processos criativos: (des)construção de performance a
partir da mitologia (trans)pessoal, incluindo: mandala gráfico, criação
de roteiro grade e roteiro de tensões, direção coletiva; caminhadas;
rito de passagem.
Conceitos: tensão; ent(r)e; pentamusculatura e ecorporalidade; esquizopresença; metacoreografia.