TAANTEATRO OFICINA RESIDÊNCIA 2010

TEATRO COREOGRÁFICO DE TENSÕES
31 de janeiro a 13 de fevereiro de 2010
São Lourenço da Serra – SP – Brasil

i-cc37b914334ab7460b5ccd40b8890226-F-05.jpg

MINISTRANTES
Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek

Em 2010 a Taanteatro Oficina Residência (TTOR 2010) completa uma década
de existência! Uma iniciativa pioneira entre os retiros de longa
duração no campo das artes cênicas. Agradecemos a todos os
participantes de nossas oficinas. Um número significativo de atores,
dançarinos, performers, diretores e professores  vindos de diferentes 
estados do Brasil e do exterior. Muitas amizades e relações de
cooperação resultaram destes encontros. 

A TTOR 2010 visa a criação de performances individuais a partir da
abordagem taanteatro. Entendemos que a qualidade e eficácia da
comunicação do performer e da performance estão ligadas à sua
capacidade de estabelecer e operar tensões intra (paisagem interna do
corpo), inter (entre corpos de qualquer natureza) e infra-corporais
(campo sócio-político-cultural).
 
Público alvo  
atores, dançarinos, performers, professores de artes cênicas,
profissionais e estudantes de outras áreas do conhecimento interessados
em um trabalho intenso de resgate e ampliação de seu potencial
expressivo.

12 vagas


Datas
Oficina:     31 de janeiro a 13 de fevereiro
Chegada:   30 de janeiro (sábado)
Partida:     14 de fevereiro (domingo)

 
Fotos: TTOR 2008  &  TTOR 2009
 
Abordagens teórico-criativas
    •    Tensões (intra, inter e infra) 
    •    Ent(r)e e acontecimento
    •    Pentamusculatura e ecorporalidade 
    •    Presença (esquizo)cênica
    •    Potência e meta-coreografia
    •    Dramaturgia (trans)pessoal
 
Abordagens prático-criativas
    •    Mandala de Energia Corporal (considerando o fato de que somos feitos 75%  de  água essa prática foca em relaxamento, oxigenação, flexibilidade, alongamento, tônus, voz e improvisação por meio de uma sequência de 7 danças interligadas: dormir-acordar; zerar; arco-flexa-alvo; o coração e o poder da serpente; estados da matéria; onda; mar-ritmo)
    •    Rito de passagem
    •    Caminhada
    •    Butoh (método Kazuo Ohno)
    •    Alongamento Shiatsu 
    •    Esforço (trabalha resistência, força, coordenação motora por meio de exercícios baseados em capoeira, artes marciais e esporte)
    •    Esqueleto-massagem com bastão, bambu e mantras
    •    (Des)Construção de performance a partir da mitologia (trans)pessoal
 
Carga horária total: 120 horas
 
Materiais de estudo
 
“Taanteatro: teatro coreográfico de tensões” – Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek (Azougue Editorial, RJ, 2007).

Este livro será distribuído gratuitamente aos participantes. Outras publicações sobre assuntos diversos como filosofia, mitologia, artes em geral, etc. serão disponibilizados durante a oficina para subsidiar o processo de estudo e criação.
 
Local
O local da oficina mede cerca de 9000 m2 e está localizado no município de São Lourenço da Serra ao sul da cidade de São Paulo (cerca de 50 km do Centro/Praça da Sé). Numa região de mananciais e mata atlântica, ar puro, água de fonte,  piscina, cachoeira na mata. Os trabalhos são realizados em 3 espaços principais: galpão amplo, arejado e iluminado, anfiteatro natural de bambus e na paisagem.
 
Hospedagem

Em 2 casas. Quartos para 2 e 3 pessoas.
Veja: Sítio Taanteatro & TTOR 2006
 
Valor:  R$ 1.500,00 
 
O pagamento inclui: a oficina, material didático, certificado, hospedagem e alimentação.
 
Como pagar?  entre em contato: contato [arroba] taanteatro [ponto] com
 
Seleção
Envie um e-mail com Carta de Intenção e Currículo Vitae.
1) Carta de intenção: resuma quais são os motivos e objetivos que levam você a querer participar da oficina.
2) Currículo e dados pessoais (nome completo, email, telefone, data de nascimento, profissão, endereço completo)
Carta de intenção e currículo servem para se conhecer melhor o participante e averiguar a compatibilidade entre seus interesses e os objetivos da oficina.
 
Maura Baiocchi
Encenadora, dançarina, coreógrafa, atriz e autora teatral. Criadora da abordagem taanteatro – tema de seu mestrado em Comunicação e Semiótica da PUC/São Paulo. Diretora-fundadora da Taanteatro Companhia. Pioneira da dança butoh no Brasil. Autora do livro “Butoh: dança veredas d´alma” editado pela Palas Athena/SP e co-autora do livro “Taanteatro: teatro coreográfico de tensões” editado pela Azougue Editorial/RJ.
 
Wolfgang Pannek
Diretor, ator, tradutor e produtor. Co-diretor e ator da Taanteatro Cia. desde 1994. Co-autor do livro “Taanteatro: teatro coreográfico de tensões”.
 

Alguns comentários / oficinas anteriores
 
Sinto com se estivesse encontrado algo que resignificasse a arte e que posso estudar e desenvolver um novo caminho. Como um renascer após muitas mortes, implosões de estruturas.
Willian Lopes – ator e diretor teatral – Brasília/DF
 
A residência foi realmente um divisor de águas para nossos trabalhos.
Calé Miranda – diretor teatral – Penedo/RJ
Cátia Costa – atriz e dançarina – Rio de Janeiro
 
Impressionante! Fiquei com a sensação de energia de todo o processo no corpo. Foi realmente muito intenso!!
Shirley Pereira – bailarina – Brasília
 
Depois destes intensos e transformadores quatorze dias de Oficina Residência retornei à “civilização” recém-nascida de mim mesma, na minha imensa alegria de Ser, de Estar e de Viver!
Bianca Livonius – atriz e iluminadora – São Paulo
 
Foi um experiência muito boa. Quinze dias dedicados aquilo que gosto: crescimento e criação. Muito intenso.
Pamela Fernández – bailarina – Buenos Aires/Argentina
 
Coordenadores muito atentos na percepção de cada participante e sua necessidade específica e com respeito pelo tempo interno particular. A observação e o acompanhamento individual enriqueceram o processo criativo. Um território ótimo para fazer brotar as mais diversas sementes.
Araceli Mosich – dançarina – Rosário/Argentina
 
Uma excelente experiência. Me abriu um novo mundo com aprendizados interessantes para o teatro e a vida. Os coordenadores foram muito generosos nas transmissões de ensinamentos e experiências profundas. O método de trabalho personalizado fomenta ao mesmo tempo a interação criativa com os outros. Na interação intensa e estimulante desse grupo heterogêneo houve sempre respeito pelos trabalhos dos colegas: pessoas afetuosas, muito lindo de conhecer. Me envolvi no processo, vivi intensamente e com muita vontade. Foi uma oportunidade incrível, algo tão precioso que não esquecerei.
Rodrigo Marcó del Pont – professor de história, ator e diretor – Ushaia/Terra do Fogo/Argentina
 
A experiência foi um grande ritual, um mergulho, um marítimo. Muitas descobertas sensoriais e energéticas, pessoais e transpessoais, artísticas e filosóficas. As provocações teóricas ressoam e pedem mais. O trabalho físico despertou o corpo e o deixou pronto para a pesquisa. Os pequenos e os grandes rituais se mostraram essenciais, algo a ser cultivado no teatro e na vida. O isolamento permitiu uma escuta sutil de si mesmo e de todas as musculaturas envolvidas. Foi uma experiência de intenso aprendizado, de amor, de troca, de convivência com a diferença, de auto-transformação, que põe em xeque as antigas escolhas e formas de vida. Agradeço a provocação, a força, a dedicação, a paciência. Obrigada pela casa. Agora é partir pra ação.
Juliana Sá – dançarina – Brasília/DF
 
Amigos, saibam que sempre estão ao meu lado quando crio uma obra. Quando me preparo para entrar em cena sempre faço a mandala de energia. Abraços e muito obrigado!!!
Rodolfo Ossés – ator – Córdoba/Argentina
 
Além de muito profundo e inédito para mim, este curso me fez reatar laços muito fortes com a natureza. Me deu equilíbrio e alegria.
Eliane Rizk – atriz e produtora – São Paulo